CidadeDestaquePolicial

Polícia Civil de Manhuaçu avalia mudanças após novo sistema de agendamento 4k1t3j

Desde o dia 05 de maio, o Posto de Identificação da Polícia Civil de Manhuaçu ou a adotar um sistema de agendamento para atendimento ao público. A medida foi implementada com o objetivo de eliminar as longas filas que se formavam diariamente e melhorar o fluxo de atendimento. Após três semanas da mudança, o responsável pelo posto, Laércio Reiff Júnior, avaliou os primeiros resultados da nova estratégia.
Segundo ele, a principal melhoria percebida foi o fim das filas. “Essa foi uma vantagem significativa. Agora estamos nos organizando para a próxima etapa, que é a criação de postos de agendamento descentralizados em locais como a Câmara Municipal e o CRAS. A intenção é facilitar o o da população, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm familiaridade com tecnologia ou o à internet”, explicou.
Apesar da evolução no sistema, o número de atendimentos permanece limitado. Atualmente, são realizados 48 atendimentos por dia, número que não pode ser ampliado por falta de servidores. “A ampliação depende de recursos humanos. Neste momento, ainda não é possível aumentar essa capacidade”, destacou.
O sistema de agendamento utilizado é o Agenda MG, que libera vagas automaticamente de acordo com regras previamente definidas. De acordo com Laércio, muitas pessoas enfrentam dificuldades para conseguir vagas por não entenderem como o sistema funciona. Ele esclareceu que o sistema se autoatualiza, liberando vagas a cada 15 dias com um intervalo de três dias.
Casos considerados urgentes, como aqueles ligados à saúde, recebimento de benefícios ou viagens inadiáveis, continuam a ser tratados com prioridade. “Pedimos que essas pessoas venham até o posto. Tentamos resolver dentro do possível. Pode ser que não consigamos atender todos, mas não deixaremos ninguém sem amparo”, afirmou.

Laércio também fez um alerta sobre erros recorrentes no momento do agendamento. Ele explicou que, ao contrário das unidades UAI, que permitem o agendamento de mais de uma pessoa por horário em um único cadastro, o posto de identificação trabalha com a lógica de um nome por agendamento. “Muitas pessoas estão agendando para si e incluindo nomes de filhos ou outros familiares no mesmo horário. Isso só é permitido nas unidades UAI. Aqui no posto, o sistema considera apenas uma pessoa por horário. Quem quiser agendar para mais de um familiar deve fazer cada agendamento separadamente, inclusive usando o mesmo F e conta GOV.BR, mas em horários distintos”, esclareceu. 153q6n

Atualmente, é possível agendar pelo site Agenda MG ou pelo aplicativo Cidadão MG, disponível para sistemas Android e iOS. No entanto, tanto o site quanto o aplicativo exigem por meio da conta GOV.BR, o que tem dificultado o o de parte da população.
Para facilitar o o ao agendamento por pessoas que têm dificuldades com o uso da internet, a equipe do posto está em tratativas com diferentes órgãos e instituições públicas. A ideia é que locais como a Câmara Municipal, o CRAS, universidades e outros parceiros públicos disponibilizem atendentes com o autorizado ao sistema para agendar diretamente para essas pessoas, sem a necessidade de uso da conta GOV.
Entre os parceiros já contatados estão a Câmara Municipal, o CRAS, a Unifacig (que demonstrou interesse por meio de sua coordenadora jurídica), e a rede Doctum, por meio do delegado regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Dr. Almir Lugon. “Quanto mais instituições públicas aderirem, mais o a população terá. Nosso objetivo é ampliar essa rede de apoio”, concluiu Laércio.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários j3l3

Mostrar mais

Artigos relacionados 3z1je

Botão Voltar ao topo