
Conselho Tutelar de Santana do Manhuaçu realiza campanha Maio Laranja de prevenção ao abuso infantil. A ação ocorre durante todo o mês de maio, sendo o dia 18 a data simbólica, instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 3a1n46
A data remete ao caso da menina Araceli. A criança saiu para a escola e desapareceu, sendo posteriormente encontrada morta e com o corpo carbonizado. Desde então, o dia 18 de maio ou a ser um marco para a realização de ações educativas, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade na prevenção e no combate a esse tipo de violência.
Durante a mobilização, a Polícia Militar destacou a importância da participação na campanha e agradeceu o convite recebido pelo Conselho Tutelar de Santana do Manhuaçu, para integrar esse momento tão significativo. “É um evento muito importante. Hoje a gente sabe, devido às mídias sociais, o quanto cada criança tem o a diversas informações. Então cabe a nós, responsáveis pela segurança, juntamente com o Conselho Tutelar de Santana do Manhuaçu, estar informando as crianças, orientando elas o que é certo, o que é errado”, afirmou a corporação.
Ainda segundo os organizadores, a campanha não se limita ao dia 18 de maio. Ela acontece durante todo o ano, com ações preventivas realizadas pelo Conselho, que incluem visitas às escolas e atendimentos domiciliares. “A gente nunca deixa de falar sobre a importância deste assunto, que é para evitar que isso venha a acontecer. Então, durante o ano todo, a gente está sempre trabalhando de forma preventiva em relação a essa campanha”, reforçaram os representantes do Conselho.
A equipe envolvida também destacou que está sempre à disposição da população para esclarecimentos e orientações.